Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de março de 2010

Espinha Bífida...

MIELOMENINGOCELE
ou significado
ESPINHA BÍFIDA
É uma das lesões congênita mais comuns da medula espinhal é causada pelo fechamento imcompleto do canal vertebral (coluna vertebral). Quando isso acontece, o tecido nervoso sai através desta abertura, formando uma bolça mole, na qual a medula espinhal fica sem proteção. Isto é denominado espinha bífida posterior e, embora possa ocorrer em qualquer nível da coluna vertebral, é mais comum na região lombossacra,parte de baixo da coluna.
A palavra Mielomeningocele significa exposição da bolsa subcutânea contendo tecido nervoso central, ou seja, a medula espinhal lesada com raízes nervosas.Eu acredita que muitos fatores podem causar a espinha bífida, entre eles estão as causas genéticas, cromossômicas e ambientais. Os principais fatores de risco são o aparecimento de outros casos dessa deficiência na família e a idade avançada da mãe ou do pai.
A falta de proteção da medula espinhal causada pela espinha bífida resulta em deficiências neurológicas, com distúrbios sensitivos (falta de sensibilidade e de movimentos) e ortopédicos (malformações ósseas), geralmente nos membros inferiores. A falta de controle das funções intestinal e urinária e a hidrocefalia estão presentes em 80 por cento dos casos de mielomeningocele.
Um dos procedimentos iniciais para um recém nascido com mielomeningocele é o fechamento cirúrgico da lesão com pele. A avaliação da hidrocefalia é uma emergência na assistência ao bebê.Após este fechamento vem a parte mais delicada a recuperação e com muita paciencia e dedicação a recuperação vem dia após dia é muito gratificante.E eu aconcelho toda a mae que quer ter um filho faça o prenatal com carinho e nao deixe de pedir pro seu ginecologista o "ÁCIDO FÓLICO"na época nao me deram pra tomar podiamos ter evitado tantos problemas pra ele,por isso tirem proveito deste blog....bjos até a próxima....

Nenhum comentário:

Postar um comentário